quinta-feira, 29 de junho de 2017

VISITAR COIMBRA - O MELHOR DA CIDADE DOS ESTUDANTES

O que visitar em Coimbra, Portugal - Roteiro

Numa conversa de café, um senhor de bigode farto e patilhas a condizer expressa-nos o seu orgulho de ter nascido nesta cidade e com ela ter crescido e aprendido a viver com as mudanças e com o aumento dos turistas.
A certa altura e já com visível confiança, aquele homem de discurso fácil acaba por soltar algumas inconfidências.
"Alguns têm um aspecto esquisito, outros parecem baratas tontas...perdidas com tanta beleza".
...e continuando:
"Primeiro eram os estudantes que davam vida à cidade, mas agora esses já não têm força para fazer frente aos estrangeiros que chegam todos os dias. Isto no verão enche-se de gente...é uma alegria!".



De facto, houve tempos em que a mais antiga universidade do país era o ganha pão de muitas das famílias da região e um pouco por todo o lado foram aparecendo pequenas pensões que acolhiam os jovens que se esforçavam para garantir a sabedoria necessária e quem sabe... o tão desejado canudo.
Atualmente, os estudantes ainda por cá andam e continuam a fazer parte do dia a dia da cidade, mas já sem o impacto do passado. Os anos passaram, o turismo foi ganhando dimensão e as pensões de outros tempos acabaram transformadas em hotéis mais ou menos sofisticados que satisfazem as necessidades dos turistas estrangeiros e nacionais. As tascas onde todas as noites os jovens se juntavam acolhem agora cafés onde com um pouco de sorte se pode ouvir cantar o tradicional fado de Coimbra.

.LEIA TAMBÉM: VISITAR AS BURACAS DO CASMILO




Apesar das marcas e memórias de outros tempos ainda continuarem presentes nas ruas labirínticas do centro histórico, Coimbra não adormeceu à sombra das glórias e feitos do passado, e hoje já de olhos postos no futuro, sente-se aqui e ali um certo ambiente cosmopolita... ainda que sem exageros.




Contudo é a história que atrai e faz chegar visitantes, e nesse campo Coimbra é rica em monumentos, igrejas,museus e recantos que testemunham a sua grandeza ancestral.
A nossa passagem pela cidade acabou por ser de certa forma rápida, mas mesmo assim conseguimos reunir uma pequena lista de locais que não podem de forma alguma ficar de fora do roteiro de quem a visita. 


O QUE VISITAR EM COIMBRA?
AS NOSSAS SUGESTÕES:

.LARGO DA PORTAGEM
Este é sem dúvida um dos mais movimentados espaços da baixa de Coimbra. Ao centro ergue-se a estátua de Joaquim António de Aguiar, que acaba por passar despercebida no meio das várias esplanadas dos cafés e restaurantes ali existentes. É igualmente neste local que se inicia a Rua Ferreira Borges, a mais comercial artéria da cidade.



.IGREJA E MOSTEIRO DE SANTA CRUZ
Este bonito complexo religioso situado numa das zonas mais nobres de Coimbra foi um dos locais que mais nos fascinou. Se ao seu redor o movimento e o ruído são uma constante, no interior, o silêncio é dono e senhor deste espaço sagrado onde a qualquer hora do dia os fieis vêm realizar as suas orações. 
A entrada na Igreja é gratuita ao passo que para aceder ao mosteiro será necessário adquirir um ingresso que na nossa opinião vale cada um dos três euros pagos.




.JARDIM DA MANGA
Um jardim que na realidade é uma praça ocupada por uma estranha mas bonita fonte que ao seu redor tem algumas esplanadas onde nas tardes de maior calor sabe bem sentar e beber um refresco enquanto observamos o vai-e-vem de quem por ali passa. 



.COMPLEXO UNIVERSITÁRIO
Por estes edifícios de arquitectura fina situados na zona alta, já passaram um número quase infinito de jovens estudantes que em Coimbra adquirem a sabedoria desejada para um futuro profissional ao mais alto nível.
Atualmente são já mais de 700 anos de tradições e costumes que transformam a Universidade de Coimbra na mais antiga do país e consequentemente num dos marcos históricos mais importantes da cidade. 
Além de caminhar por entre os edifícios carregados de memórias do passado, sugerimos também que não deixe de visitar a extraordinária Biblioteca Joanina. Suba também ao topo da Torre do Relógio de onde irá ter uma fabulosa vista sobre a cidade e de grande parte do vale do Mondego.




.QUINTA DAS LÁGRIMAS
A cidade de Coimbra está inevitavelmente ligada à história de D.Pedro e Inês de Castro e segundo reza a história, este local acabou por servir de palco a muitos dos encontros amorosos do casal.
Fonte dos Amores marca o sítio onde Inês de Castro foi assassinada.
Atualmente este espaço é ocupado por um luxuoso hotel, sendo possível passear pelos jardins sem qualquer problema.  




.SÉ VELHA
Considerada um dos mais bonitos exemplos da arquitectura românica em Portugal, este local de culto situa-se numa pequena praça a meio caminho entre a zona baixa e a Universidade. 
Apesar da beleza envolvente ser inquestionável, achámos que os muitos carros estacionados de forma negligente ao redor do monumento não permitem que os visitantes  tenham a verdadeira noção da sua beleza exterior.




.MUSEU NACIONAL DE MACHADO CASTRO
Re-inaugurado em 2012 e depois de vários anos de encerramento devido a trabalhos de modernização, este bem arranjado espaço é atualmente considerado um dos mais importantes museus de belas artes de Portugal



.SÉ NOVA
Apesar do nome nos fazer crer que este monumento possa ter sido erguido num período relativamente recente, a verdade é que a construção da Catedral nova de Coimbra foi concluída no longínquo ano de 1698. 
Situada a dois passos do complexo universitário e a meia dúzia de metros do Museu Nacional de Machado de Castro, a Sé Nova continua a ser um dos locais de culto mais procurados pelos fieis da cidade de Coimbra.




.JARDIM BOTÂNICO
Este espaço situado no coração da cidade é atualmente gerido pela Universidade de Coimbra. A sua criação foi da responsabilidade do Marquês de Pombal que em 1772 aqui mandou construir um grandioso jardim, com o objectivo de aperfeiçoar o estudo da botânica no nosso país. 



.PORTUGAL DOS PEQUENITOS
Aqui tudo foi feito e pensado em miniatura.
Tal como o nome indica, este espaço foi criado de forma a recriar os principais ícones do nosso país numa escala adaptada aos mais novos. 
Visitar o Portugal dos Pequenitos transporta-me para a minha infância e é sem dúvida um dos locais mais fantásticos da cidade, acabando por se transformar ao longo dos anos num dos mais marcantes pontos de interesse de todos os miúdos e graúdos que visitam Coimbra.




.MOSTEIRO DE SANTA CLARA-A-VELHA
O edifício que hoje vemos, data do final do século XIII e na altura em que foi construído teve o condão de ser uma das primeiras experiências da arquitectura gótica no nosso país.
A sua localização (a poucos metros das margens do Rio Mondego) acabou por ser desde o momento da sua edificação um enorme problema, uma vez que as constantes enchentes causadas por aquele braço de água, invadiam de forma consecutiva os terrenos onde o monumento se encontra. Esta contrariedade levou a que cedo se começasse a pensar numa solução, e numa primeira fase o mosteiro começou por sofrer algumas obras de adaptação que acabaram por nunca resolver verdadeiramente o problema. Sem mais alternativas foi então planificado um outro edifício numa zona mais elevada.
Foi desta forma que nasceu o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.




.MOSTEIRO DE SANTA CLARA-A-NOVA
Na margem esquerda do Rio Mondego situa-se um dos espaços religiosos mais importantes da cidade. 
Além da lindíssima Igreja ricamente decorada com vistosos vitrais o visitante poderá igualmente prestar homenagem à Rainha Santa Isabel que se encontra sepultada neste local.
A visita ao mosteiro engloba também uma passagem pelos claustros onde nos dias de calor sabe bem caminhar sobre as arcadas de pedra situadas ao redor de um bonito jardim.



Estas são as nossa sugestões para que consiga tirar o máximo partido de uma curta passagem pela cidade de Coimbra. Os locais aqui apresentados são acima de tudo uma escolha pessoal, sabendo de antemão que existirão com toda a certeza outros pontos de interesse que de uma ou outra forma poderão ser incluídos no seu roteiro. 
Coimbra merece ser visitada, sentida e saboreada... Aproveite cada momento porque temos a certeza que valerá a pena.


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.Posto de Turismo de Coimbra

 Largo da Portagem 3000-337 Coimbra
.Telefone: +351 239 488 120
.e-mail: geral@turismodocentro.pt
.Site: http://www.turismodocentro.pt


-ONDE DORMIR:
Depois de alguma pesquisa descobrimos o Hotel Ibis Coimbra que se revelou a opção mais acertada para a nossa curta mas proveitosa estadia na cidade de Coimbra.
A localização é perfeita, a não mais de cem metros do Largo da Portagem e a dois passos das margens do Rio Mondego. O complexo da Universidade mais famosa do país alcança-se facilmente a pé, assim como a bonita e antiga Sé velha.
.A crónica completa sobre a nossa estadia no Hotel Ibis Coimbra pode ser lida AQUI.


.PARA OUTRAS SUGESTÕES DE PASSEIOS QUE PODERÁ FAZER EM PORTUGAL CLIQUE AQUI.


PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário